- CFTCE - Hemácias colocadas em solução hipotônica incham e explodem. O fenômeno descrito refere-se à (ao):a) difusão simplese) transporte ativo secundário
b) difusão facilitada
c) transporte ativo primário
d) osmose - UFRN - Coloca-se um girino em um recipiente com água marinha. Após certo tempo, o girino
a) sofre metamorfose, pela ação da salinidade.
b) perde água em excesso, por osmose, e morre.
c) absorve muita água, através da difusão, e morre.
d) começa a murchar, porque suas células se rompem. - UNIRIO - Se colocarmos uma célula animal e outra vegetal em uma solução de NaCl a 1,5%, observaremos que:a) ambas as células permanecem intactas por estarem mergulhadas em uma solução isotônica.e) ao serem colocadas em uma solução hipertônica, a célula animal perde água e murcha, enquanto que a célula vegetal, protegida pela parede celular, permanece intacta.
b) as duas perdem água por osmose e, enquanto a célula animal arrebenta num fenômeno denominado de plasmoptise, a célula vegetal sofre turgência.
c) as duas perdem água por osmose e, enquanto a célula animal murcha, ficando com a superfície enrugada, a célula vegetal sofre plasmólise.
d) o volume de ambas as células aumenta devido à entrada de água por osmose e, enquanto a célula animal sofre hemólise, a célula vegetal sofre turgência. - UFRJ - Desde a Antiguidade, o salgamento foi usado como recurso para evitar a putrefação dos alimentos. Em algumas regiões tal prática ainda é usada para a preservação da carne de boi, de porco ou de peixe. Explique o mecanismo por meio do qual o salgamento preserva os alimentos. # O salgamento eleva a pressão osmótica do substrato orgânico, inibindo a atividade de microrganismos decompositores que, em contato com a carne, perdem água e têm o seu metabolismo reduzido.
- MACKENZIE - A respeito do sistema excretor, é correto afirmar que:
a) uma lagartixa excreta predominantemente ureia.
b) além da eliminação de excretas, esse sistema é responsável pela osmorregulação.
c) os rins de anfíbios, como em qualquer vertebrado, retiram excretas somente do sangue.
d) planárias por serem aquáticas, não apresentam estruturas especializadas em excreção.
e) como é aquática, a excreção de uma baleia é igual à de um peixe. - PUCRIO - Os salmões são peixes migratórios, que vivem em água salgada, mas migram para as águas doces de rios na época da reprodução. Para assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram temporariamente da água salgada para água doce e vice-versa, apresentam o seguinte mecanismo:a) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte ativo.
b) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte passivo.
c) quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.
d) quando em água salgada, urinam muito e não eliminam os sais em excesso.
e) quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo. - UNIRIO - Os tubarões acumulam ureia no sangue, como artifício de sobrevivência ao meio marinho, porque:
a) a água do mar é hipotônica em relação ao seu meio interno, o que favorece a desidratação.
b) os vacúolos pulsáteis das células branquiais não são eficientes na expulsão do excesso de água absorvida.
c) tornando-se isotônicos em relação ao mar, a osmorregulação é controlada.
d) o sangue elimina os sais absorvidos pelo intestino por osmose.
e) há excessiva eliminação de urina, e a perda da ureia diminui a concentração de sais no sangue. - CESGRANRIO - No desenho abaixo, observamos três tubos de ensaio contendo soluções de diferentes concentrações de NaCl e as modificações sofridas pelas hemácias presentes em seu interior. Em relação a este desenho, assinale a alternativa correta:
a) Em 1 a solução é isotônica em relação à hemácia; em 2 a solução é hipertônica em relação à hemácia e em 3 a solução é hipotônica à hemácia.
b) As hemácias em 1 sofreram alteração de volume, porém em 2 ocorreu plasmólise e em 3 turgência.
c) Considerando a concentração isotônica de NaCl = 0,9 %, a solução 2 certamente possui uma concentração de NaCl inferior a 0,9 % e a solução 3, uma concentração de NaCl superior a 0,9 %.
d) As hemácias do tubo 2 sofreram perda de água para a solução, enquanto as do tubo 3 aumentaram seu volume, depositando-se no fundo.
e) A plasmólise sofrida pelas hemácias do tubo 2 ocorreu em razão da perda de NaCl para o meio. - UESC - O esquema ilustra um experimento em que se compara o comportamento de células animais e vegetais em soluções com diferentes concentrações.
A análise desse experimento permite afirmar que
a) células vegetais modificam intensamente a forma da parede celular quando são colocadas em ambientes com gradiente de concentração.
b) representa um exemplo de transporte passivo porque envolve uma tendência ao equilíbrio iônico sem gasto de energia na forma de ATP.
c) o tipo de transporte caracterizado é o ativo porque o deslocamento do solvente é a favor do gradiente de concentração.
d) a osmose em células animais se caracteriza pelo deslocamento de soluto de um ambiente hipertônico para um ambiente hipotônico.
e) tanto as células vegetais quanto as células animais murcham ao serem imersas em um ambiente hipotônico. - CFTCE - As hemácias humanas são isotônicas em relação a uma solução salina de NaCl a 0,9%. Quando tais hemácias são deixadas em concentração de 0,2% de NaCl, elas:
a) murcham levemente
b) murcham completamente
c) murcham e depois retornam ao seu volume inicial
d) incham até estourar
e) não alteram seu volume - MACKENZIE - Observe o desenho a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços da frase a seguir.
A organela indicada no desenho é o ............., responsável pela eliminação do excesso de ............. que entra por ............. em uma célula que vive em um meio ............. em relação ao seu citoplasma.
a) vacúolo pulsátil; água; osmose; hipotônico.
b) vacúolo digestivo; sais minerais; osmose; hipertônico.
c) vacúolo pulsátil; água; transporte ativo; hipertônico.
d) vacúolo digestivo; sais minerais; difusão; hipertônico.
e) vacúolo pulsátil; sais minerais; transporte ativo; hipertônico. - UnBA - Um peixe tipicamente marinho é introduzido em um tanque contendo água doce. Analisando o balanço osmótico, podemos dizer que:
a) o corpo do peixe perde água para o meio externo.
b) a perda de água do corpo do peixe para o meio externo é impedida pela presença de escamas e muco.
c) a água do meio externo, menos concentrada, penetra no corpo do peixe que é mais concentrado.
d) a água do meio externo, mais concentrada, penetra no corpo do peixe que é menos concentrado.
e) o corpo do peixe entra automaticamente em equilíbrio com a água circundante, evitando a entrada ou a saída de água. - UERJ - A figura a seguir demonstra alguns aspectos da osmorregulação em peixes ósseos vivendo em ambiente marinho.
(AMABIS & MARTHO. "Biologia dos organismos". São Paulo: Moderna, 1995.)Justifique porque o mecanismo de excreção de sal pelas brânquias desses animais deve ser ativo.# O mecanismo deve ser ativo porque a concentração de sal do meio externo é maior que a do meio interno.
- UFCE - A concentração osmótica dos fluidos corporais dos peixes ósseos marinhos é bem inferior àquela do ambiente. Estes animais são, portanto, reguladores hiposmóticos. Pergunta-se:
a) Quais os problemas osmóticos e iônicos que esses animais enfrentam? # Os problemas osmóticos são influxo de íons e perda osmótica de água.
b) Como eles resolvem esses problemas? # As estratégias disponíveis para os peixes ósseos são as seguintes:
a. Redução no gradiente osmótico entre os fluidos corporais e o meio.
b. Alteração na permeabilidade da superfície corporal
c. Transporte ativo de íons para dentro e para fora do animal
d. Alteração na taxa do fluxo de urina - UFG - Leia o texto a seguir.
A criação de peixes ósseos de água doce para fins comerciais impõe aos animais estresses decorrentes do manejo de rotina e doenças ocasionadas por protozoários. Para reduzir o aparecimento dessas doenças utiliza-se banhos com solução de NaCl , em concentrações entre 2 a 5% com tempo de exposição variando entre 20 segundos a 20 minutos.
De acordo com o texto, o controle de protozoários requer a utilização de solução salina em concentração superior à fisiológica. Portanto, para que o banho salino não cause a morte dos animais, ele deve ser breve o suficiente para impedir que os peixes
a) inchem por absorção excessiva de água.
b) inchem por retenção de urina concentrada.
c) inchem por ingestão de solução salina.
d) desidratem por perda excessiva de água.
e) desidratem por excreção de urina concentrada - UFPE - Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, analise as proposições seguintes.
( ) Fagocitose é um tipo de endocito onde ocorre o englobamento de partículas sólidas. Nos protozoários, serve para obtenção de alimentos; em nosso organismo, está envolvida nos mecanismos de defesa.
( ) Transporte ativo utiliza proteínas presentes nas membranas que agem como transportadoras de moléculas, tais como a glicose.
( ) Osmose é a passagem de moléculas de água através da membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado, garantindo, assim, o equilíbrio osmótico entre diferentes compartimentos do organismo.
( ) Difusão facilitada envolve um sistema enzimático complexo que necessita de gasto de energia, pois atua contra um gradiente de concentração.
( ) Exocitose permite que substâncias inúteis à célula sejam eliminadas com o auxílio dos centríolos.
# V F F F F - PUCRIO - Hemácias foram colocadas em uma solução de concentração desconhecida, tendo, após um certo tempo, sofrido hemólise. Em função deste resultado, foi possível dizer que a solução em questão apresenta-se:Comentário: A Hemólise (ruptura de hemácias em função do excesso de absorção de água) ocorre quando hemácias são colocadas em solução hipotônica (com menor concentração de soluto) em relação à solução intracelular destas células.
(A) atônica em relação às hemácias.
(B) com alta concentração de sais.
(C) hipotônica em relação às hemácias.
(D) isotônica em relação às hemácias.
(E) hipertônica em relação às hemácias. - ENEM - Osmose é um processo espontâneo que ocorre em todos os organismos vivos e é essencial à manutenção da vida. Uma solução 0,15 mol/L de NaCℓ (cloreto de sódio) possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas.
A imersão de uma célula humana em uma solução 0,20 mol/L de NaCℓ tem, como consequência, a
A) adsorção de íons Na+ sobre a superfície da célula.
B) difusão rápida de íons Na+ para o interior da célula.
C) diminuição da concentração das soluções presentes na célula.
D) transferência de íons Na+ da célula para a solução.
E) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução. - CESGRANRIO - No que diz respeito à osmose, em condições normais, podemos fazer a seguinte afirmação:a) As hemácias dos mamíferos são hipotônicas em relação ao sangue e à linfa.e) Os unicelulares de água salgada são geralmente hipotônicos em relação ao meio ambiente.
b) As células dos animais superiores são isotônicas em relação ao sangue e à linfa.
c) Os paramécios, com vacúolo pulsátil, são isotônicos em relação ao meio ambiente.
d) Os unicelulares com vacúolo pulsátil são hipotônicos em relação ao meio ambiente. - UFSM
Hemácias humanas foram colocadas em um meio com concentrações diferentes. Pelo formato das células I, II e III, sabe-se que os meios se classificam, respectivamente, como
a) isotônico - hipotônico - hipertônico.
b) hipertônico - isotônico - hipotônico.
c) hipotônico - hipertônico - isotônico.
d) hipotônico - isotônico - hipertônico.
e) isotônico - hipertônico - hipotônico. - UDESC
A figura a seguir representa uma hemácia (A) que sofre alterações quando mergulhada em um meio hipertônico (1), ou quando mergulhada em um meio hipotônico (2).
Com base nessas informações, RESPONDA:
a) Se uma dose de solução salina, com concentração muito superior à do sangue, for injetada em um cão, qual dos fenômenos, anteriormente representados, pode ocorrer em suas hemácias? JUSTIFIQUE sua resposta. # Fenômeno 1, pois as hemácias perderam água por osmose.
b) É correto afirmar que houve, tanto em (1) como em (2), o fenômeno da osmose? JUSTIFIQUE sua resposta. # Sim, porque nos dois casos houve transporte passivo de água através da membrana plasmática das hemácias. - UERJ - Colocando-se hemácias humanas em diferentes soluções com concentrações iônicas variáveis, pode-se exemplificar a influência que o grau de permeabilidade da membrana plasmática à água exerce sobre a célula. As conseqüências desse experimento estão demonstradas nos esquemas adiante.
O esquema que representa o comportamento da hemácia, ao ser colocada em um meio hipertônico, é o de número:
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 - UEL - Durante uma aula prática de Biologia, alunos de uma escola testaram o efeito da tonicidade do meio sobre eritrócitos de mamíferos, cuja osmolaridade do plasma era de 300mOsm/L H2O. Para isso, colocaram as células em soluções com diferentes concentrações osmóticas, como representado a seguir.
Após a realização do teste, é correto afirmar:
a) Na situação A, as células ficaram túrgidas e, em B e C, as células não se alteraram.
b) Nas situações A e C, as células ficaram túrgidas e, em B, as células não se alteraram.
c) Nas situações A e B, as células não se alteraram e, em C, as células murcharam.
d) Na situação A, as células não se alteraram e, em B e C, as células ficaram túrgidas.
e) Na situação A, as células ficaram túrgidas; em B, as células murcharam; e em C, não se alteraram. - UFRJ - O gráfico a seguir mostra a variação do volume celular em função do tempo em dois tubos contendo suspensões de células animais. A seta indica o momento em que foi adicionada uma solução do soluto A no tubo 1 e uma solução do soluto B no tubo 2.
a) As soluções adicionadas eram inicialmente hipertônicas (mais concentradas) ou hipotônicas (menos concentradas) em relação às células? Justifique sua resposta. # Eram hipertônicas em relação às células, pois nos dois tubos houve diminuição do volume celular, significando que as células perderam água por osmose.b) Qual dos solutos (A ou B) foi capaz de atravessar a membrana plasmática? Justifique sua resposta. # O soluto A, pois no tubo 1 houve uma diminuição inicial do volume celular, devido à perda de água, mas, depois de certo tempo, restauração do volume celular, pois o soluto A atravessou a membrana das células aumentando a pressão osmótica das mesmas, ocorrendo a recuperação da água perdida. - VUNESP - Três amostras de hemácias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa e colocadas em soluções com diferentes concentrações de sal. A figura apresenta as hemácias vistas ao microscópio quando colocadas nas diferentes soluções.
Na linha inferior, representação esquemática das células da linha superior. As setas indicam a movimentação de água através da membrana.
Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento,a) a concentração osmótica no interior da célula A é maior que a concentração osmótica no interior da célula B.
b) a concentração osmótica no interior da célula C é maior que a concentração osmótica no interior da célula B.
c) a concentração osmótica no interior das três células é a mesma, assim como também o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.
d) a concentração osmótica no interior das três células não é a mesma, assim como também não o era antes de terem sido colocadas nas respectivas soluções.
e) se as células A e B forem colocadas na solução na qual foi colocada a célula C, as três células apresentarão a mesma concentração osmótica.Comentário: A análise da figura revela que a célula A foi posta numa solução hipotônica, a célula B numa solução hipertônica e a célula C numa solução isotônica. Portanto se a célula A for colocada no meio em que está a célula C, perderá água; da mesma forma, a célula B, nessas condições, ganhará água. Dessa maneira, as três células acabarão por atingir a mesma concentração osmótica.(fonte: Veja educação) - FUVEST - Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo decidiu (Figura 2).
O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente:
a) à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos.
b) ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica.
c) ao processo de pinocitose. que resulta na entrada de material numa ameba.
d) ao processo de rompimento de Células vegetais, quando em solução hipertônica.e) ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.
sábado, 7 de setembro de 2013
Osmose em células animais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
What is the minimum wage for casinos? - DRMCD
ResponderExcluirMost casinos offer one minimum wage. Casino players can make 양산 출장마사지 up to $20 per hour and 경상북도 출장마사지 $25 양주 출장마사지 for their mobile-based online 이천 출장안마 games. 구미 출장샵
Casino - Bracket betting guide for your chance to win
ResponderExcluirThe Casino is a unique casino that has been around for over a decade. It has managed to 바카라사이트 offer herzamanindir.com/ great games such 메이피로출장마사지 as Blackjack, Roulette and Video Poker,